Brusque | Blumenau
47 3351-3901 | 47 3035-5856

Planejamento Estratégico – Por que fazer?

O mercado a cada dia se torna muito mais competitivo e exigente, forçando as empresas a se organizarem e aperfeiçoarem a gestão, definindo o caminho a ser tomado. Uma das ferramentas que auxiliam os gestores nesta difícil tarefa de administrar é o Planejamento Estratégico.

No Brasil, é pequeno o número de empresas que realmente constroem e executam um planejamento estratégico do início ao fim, no entanto esta ferramenta é de suma importância para que a organização defina os objetivos, as metas, as estratégias para atingir os resultados, as estratégias para contornar crises e principalmente direcionar os colaboradores no caminho a ser seguido.

O planejamento estratégico é a construção de um projeto que contempla todos os setores e que deve ser realizado pela equipe de gestão da organização. Inicialmente se realiza uma análise de forças e fraquezas, define-se quais objetivos pretende-se atingir, qual será o foco de atuação, formula-se a missão, a visão e as estratégias. Em um segundo momento, são estabelecidas as ações a serem realizadas e definidas as pessoas que serão responsáveis pela execução de cada ação. Ao final, o planejamento estratégico é apresentado a todos os colaboradores visando a união dos esforços em uma única direção.

Atitudes planejadas e análises de ambiente, possibilitam que situações de mercado que possam afetar a organização negativamente, sejam previstas com antecedência, de forma que se trace estratégias para evitá-las, ou que se possa enfrentá-las com sucesso. Isso significa que utilizar a ferramenta planejamento estratégico, pode fazer a diferença entre superar uma adversidade ou não, e em tempos de crise pode indicar a continuidade ou não do negócio.

Leave a reply