Brusque | Blumenau
47 3351-3901 | 47 3035-5856

O QUE É ERP?

A palavra ERP vem do inglês (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa). Ele representa uma série de atividades efetuadas por um software através de pessoas, que ajudam na gestão de processos dentro de uma empresa, em outras palavras, ERP é um sistema de gestão empresarial.

Para que serve o ERP?

O ERP tem por finalidade facilitar o fluxo de informações de uma organização e a comunicação entre as áreas da empresa, para otimizar toda e qualquer tomada de decisões na empresa ou até mesmo para atingirem suas metas. Tem por finalidade também, a organização dos dados e informações da empresa, seja de qualquer área, com o intuito de diminuir o tempo e custos de gastos nos processos efetuados por ela.

Hoje em dia, toda empresa precisa ter controle de vendas, de faturamento, gerenciar suas contas a receber ou a pagar, controlar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas, etc. Para cada função da empresa, poderia existir softwares distintos, porém, gerenciar todas essas informações separadamente, além de necessitar de um tempo maior, estaríamos muito mais suscetíveis a erros. Neste cenário, que o ERP se encaixa. Ele liga todas as áreas citadas anteriormente, em um único sistema. Facilitando toda a integração, rapidez e eficiência das informações de toda a Empresa.

Usando o ERP na sua empresa, elimina-se a falta de comunicação entre todos os setores, sejam eles separados. Imagina-se que se pode eliminar um papel de pedido de venda que é enviado para a produção ou expedição, que pode levar muito tempo ou mesmo alegar-se que o papel jamais chegou no determinado setor. Através do sistema, não há como burlar ou acontecer esse problema, pois fica tudo registrado nele. Além do mais, qualquer gestor ou diretor tem acesso em tempo real, seja dos pedidos, ou da posição do estoque, por exemplo.

Para concluir, hoje qualquer empresa necessita de um ERP implantado em sua empresa. Até pode-se começar a empresa sem um sistema, porém, quando alcançado um determinado fluxo ou movimentação, torna-se obrigatório e essencial o uso do ERP, seja para fim contábil, emissão de notas, controle de estoque, etc.

Leave a reply