Brusque | Blumenau
47 3351-3901 | 47 3035-5856

Porque ter software licenciado é importante para as empresas

Segundo a BSA atualmente no Brasil 47% dos softwares instalados não tem uma licença de uso adquirida, ou seja, são piratas. Este número está diminuindo pois em 2015 ele era de 50%, mas há muito a melhorar.

Não é incomum ouvir: “se eu posso baixar de graça, por quê investir no licenciamento de software?” Só que a verdade é que o “barato” pode sair muito caro, principalmente quando se trata de uma empresa. Veja abaixo dois motivos que mostram o porquê.

 Atualizações de segurança, estabilidade e confiabilidade do software original

Para instalar um software pirata é necessário buscar o mesmo em locais não seguros, com isso existe o risco de baixar arquivos infectados por vírus. Isso pode ocasionar lentidão, travamento ou até mesmo roubo de informações de seu computador. Estes problemas são frequentes em softwares piratas e não ocorrem com o software original, pois os mesmos são fornecidos por empresas respeitadas e que seguem normas de segurança.

Com software pirata você não recebe automaticamente atualizações que tem como objetivo melhorar a performance e garantir a segurança do software. Estas atualizações de segurança são muito importantes, pois existem diversos vírus e hackers que procuram quebrar a segurança utilizando possíveis vulnerabilidades. As atualizações de segurança são correções que corrigem tais falhas.

 Cumprir com o que a lei exige

Segundo a Lei 9.609/98 a violação de direitos autorais de programas de computador é crime. Neste caso, a empresa que utiliza software pirata corre riscos, pois pode ser autuada em uma possível fiscalização sendo necessário comprar o software original e pagar multa de indenização que pode chegar a 3.000 vezes o valor do software instalado.

Deve-se dar atenção aos privilégios que o usuário tem em uma rede corporativa, pois segundo a BSA “pesquisas indicam que 15% dos funcionários instalam programas na rede sem que a empresa fique sabendo. E estes problemas podem ser ainda maior, visto que 26% dos funcionários afirmaram instalar programas sem autorização na rede corporativa. ” Neste caso mesmo que a empresa siga uma política de ter todos os softwares licenciados os usuários podem estar infringindo a lei, por isso além do controle de permissão do usuário é importante efetuar um monitoramento e gestão do parque de computadores.

 

Quer obter mais informações sobre licenciamento de software, entre em contato conosco.

Leave a reply