Brusque | Blumenau
47 3351-3901 | 47 3035-5856

Por que é importante ter um backup em nuvem?

Por que é importante ter um backup em nuvem?

Screenshot at Aug 19 16-07-19

Muitas pessoas e empresas já perderam algum dado importante de seus computadores, seja em casa ou até mesmo na rede corporativa. As causas são muitas, como alguma falha na rede, uma peça que estraga de última hora, um vírus etc.

Todo esse transtorno poderia ser evitado se esses arquivos estivessem em um backup armazenado em uma estrutura em nuvem. Mas para que tenha segurança é necessário ter uma rotina de execução e conferência de backup estabelecida.

Mesmo os computadores mais sofisticados estão propensos ao desgaste com o tempo de uso, podendo surgir defeito em alguma peça fundamental para o correto funcionamento, assim como a internet está cheia de ameaças que podem roubar os dados da rede.

Em redes corporativas cada vez mais os ataques de ransomware, tem causado grandes danos. Isso ocorre porque através de um vírus hackers tem acesso ao computador com isso criptografam os dados e cobram resgate para descriptografar de volta.

Seja por uma ação criminosa, uma falha de hardware ou qualquer que seja o motivo, se sua empresa não tem rotinas de backup em nuvem, você está sujeito a perder dados valiosos para sempre.

Com o armazenamento de seus dados em um datacenter de alta segurança e disponibilidade, sua empresa estará a salvo e poderá acessar de maneira fácil os dados caso ocorra algum incidente.

A seguir apresentamos quais as melhores formas de realizar backups de dados em redes corporativas.

Melhores formas de realizar backup

Existem diversos modos de executar backups em uma rede corporativa. Muitas empresas escolhem efetuar backup apenas de dados importantes, algumas apenas de banco de dados e outros de cada computador de usuário separadamente. As desvantagens destes procedimentos está em garantir que todos os dados da empresa realmente estejam seguros, por quê?

Pois uma pasta nova pode ser incluída, um computador pode ser esquecido, e talvez arquivos importantes como projetos e outros podem ser perdidos.

A maioria das empresas tem armazenado seus backups apenas em HDs no próprio servidor ou em HDs externos. Mas estes estão vulneráveis a falhas mecânicas e suscetíveis a ataques de criptografia (ransomwares).

Com certeza as maiores vantagens ainda estão no armazenamento de backup em nuvem, pois assim não há o problema de danificarem ou roubarem o HD externo onde os dados estão armazenados.

O indicado é que se utilize de práticas de backup 3-2-1. Esta prática exige que:

  • Ter pelo menos três cópias dos seus dados
  • Armazenar estas cópias em duas mídias diferentes
  • Manter uma cópia de backup fora de sua empresa

Exemplo de backup 3-2-1

Screenshot at Aug 19 16-04-26

Muitas empresas necessitam realizar backups impressos, como cópias de documentos e comprovantes de pagamento. Todas as formas de backup são válidas, porém sempre é interessante digitalizar essas impressões para guardar também em nuvem ou HD externo.

Como escolher a melhor solução

É normal ficar um pouco confuso na hora de implantar a rotina de realizar backups na sua empresa. E surgem dúvidas como:

  • Qual melhor rotina?
  • Utilizar o time interno ou contratar uma empresa?
  • Armazenar internamente, em HDs externos, storages, ou apenas em nuvem?

Para garantir que seu backup seja feito da forma correta e que seus dados estejam seguros, a melhor forma é procurar por uma empresa de confiança e que trabalhe com ferramentas de qualidade, possam armazenar com segurança seu backup em nuvem, tenham uma equipe para implantar as melhores práticas e efetuar o acompanhamento da execução.

A ASV Soluções Corporativas possui a estrutura e a equipe necessária para auxiliar todos os tamanhos de empresas a realizarem os seus backups de maneira assertiva, com segurança, eficiência e eficácia.

A Acronis, parceira da ASV, garante a proteção de dados, através de criptografia, certificados digitais, proteção anti-ransomware, avaliação de vulnerabilidades entre outros mecanismos de proteção.

Com isso podemos atender requisitos aclamados pela indústria, com recuperação instantânea, restauração e armazenamento de nível empresarial, sendo uma ótima opção para manter seus dados na nuvem, seguros e com fácil acesso quando você necessitar.

Utilizando Datacenter nacional, conseguimos obter acordos de nível de serviço (SLAs) e reduzir drasticamente tempo de execução e restauração, gerando redução de custos com a proteção de dados.

Entre em contato com nossa equipe comercial e esteja protegido, com seu backup em dia, evitando complicações e possíveis prejuízos.

Related Posts

Leave a reply