ASV Tecnologia e Inteligência Empresarial

Home »
Blog

A Importância do Planejamento Financeiro para a sua Empresa

O planejamento financeiro é uma ferramenta essencial para a sustentabilidade das empresas, independentemente do porte ou setor de atuação. Ele desempenha um papel fundamental na gestão estratégica, permitindo que as organizações cresçam de maneira mais eficiente e evitem surpresas desagradáveis no cenário econômico. Construir um planejamento financeiro robusto serve como base para que a empresa obtenha lucro e torne-se saudável financeiramente.

Siga os passos abaixo para construir o planejamento financeiro da sua empresa:

1. Faça a análise das despesas da empresa

    Liste todas as despesas existentes na empresa e calcule o valor de cada uma, desta forma você saberá qual o valor mínimo que vai precisar obter de receita para que as contas fiquem equilibradas.

    2. Faça a análise das receitas da empresa

    Analise os produtos e serviços que sua empresa oferece. Verifique qual a capacidade de venda e de entrega que você pode atingir. Calcule o preço de venda com a margem adequada e que seja compatível com o mercado no qual você atua.

    3. Faça a projeção financeira

    Com as despesas e as receitas calculadas, faça a projeção analisando se a receita a ser obtida vai cobrir as despesas existentes. Não esqueça que sobre o valor das receitas haverá imposto a ser pago e lembre-se de que o custo do produto ou do serviço precisa ser considerado nas despesas.

    4. Calcule o resultado

    Avalie se as receitas irão cobrir as despesas e se vai sobrar dinheiro no caixa. Para isso você precisa utilizar uma ferramenta de controle das contas a receber e a pagar e que calcule automaticamente o fluxo de caixa do dia e o fluxo de caixa projetado.

    LEIA TAMBÉM
    POSTS EM DESTAQUE
    MSP

    O Que é MSP?

    CONTEÚDO EM DESTAQUE
    SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS