ASV Tecnologia e Inteligência Empresarial

Home »
Blog

Sequestro de dados

Imagine que sua empresa é infectada por um vírus criado para sequestrar todos os dados, e a única maneira de tê-los de volta é pagando ao sequestrador. Esta ameaça é real e tem como nome Ransomware que em tradução livre é “vírus de resgate”

Este ataque está sendo aplicado em larga escala em todo o mundo. Diversas empresas em Santa Catarina já sofreram este ataque.
Como o ataque é feito

Normalmente, tudo inicia com um descuido do próprio usuário, que abriu algum link recebido por e-mail, ou em página de internet que abre uma porta para entrada do vírus.
Ao se instalar no computador o programa malicioso bloqueia o acesso aos dados do computador e outros dados que o computador tenha acesso. O bloqueio inclui os dados de dispositivos externos conectados ao computador como HD e Pendrive. Este bloqueio ocorre, pois, o software criptografa os dados tornando os mesmos incessíveis.
 O Resgate

Depois de bloquear os dados, os criminosos entram em contato com a vítima solicitando uma quantia em troca de um código que possa desbloquear os dados. Infelizmente na maioria das vezes o pagamento é em vão, pois o código fornecido não desbloqueia o acesso aos arquivos, com isso além de perder o dinheiro a empresa perde os dados que foram bloqueados.
Como prevenir

O primeiro passo para se proteger, é não abrir mensagens de e-mail de desconhecidos, não abrir links que não são confiáveis, evitar navegação por sites de origem duvidosa.

Para as empresas outras medidas de segurança podem ser tomadas, como a instalação e configuração de um Firewall, para evitar que os colaboradores acessem sites duvidosos, ter um bom software de antivírus e adotar uma política de segurança.
Como o próprio usuário pode abrir uma porta de invasão, o mais indicado é que as empresas tenham um sistema de backup em nuvem criptografados, este garantirá que os dados estejam salvos fora da empresa.  Assim caso um ataque ocorra, a empresa não terá os dados que estão na nuvem sequestrado, e os terá disposição para serem restaurados.

Conheça nossa solução de backup em nuvem, ela protegera seus arquivos contra o sequestro de dados.

A ASV dispõe de diversas soluções em segurança e tecnologia, caso tenha interesse clique aqui para entrar em contato, ou entre em nosso site para maiores informações.

LEIA TAMBÉM
POSTS EM DESTAQUE
MSP

O Que é MSP?

CONTEÚDO EM DESTAQUE
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS