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Como aumentar a eficiência da central de serviços com Software de Service Desk GLPI?

O que é uma Central de Serviços (Service Desk)?

Com o avanço tecnológico, as empresas têm enfrentado novos desafios na gestão de processos de atendimento interno e externo. Se faz cada vez mais necessário uma equipe especializada e ferramentas adequadas para otimizar a comunicação e o atendimento ao cliente. Nesse contexto, um software de Service Desk se apresenta como uma solução completa e abrangente para sua Central de Serviços, sendo capaz de oferecer diversos recursos e funcionalidades que vão além do suporte técnico.

Existem diversas ferramentas de Service Desk no mercado. O GLPI é uma das mais completas e utilizadas no mundo e GRATUITO. Ele é uma Central de Serviços, que funciona como ponto centralizador da comunicação para atendimento de solicitações e suporte técnico. Diferente de um Help Desk, ele oferece serviços que incluem:

  • Central para abertura e tratamento de solicitações (chamados);
  • Documentação de procedimentos (Base de Conhecimento);
  • Gerenciamento de incidentes e requisições;
  • Gestão de problemas e mudanças;
  • Gestão de ativos e reservas;
  • Gerenciamento de tempo, projetos, contratos, senhas, acessos, fornecedores e terceiros;
  • Automatização de rotinas recorrentes, monitoramento de segurança e infraestrutura de TI.

Com todas essas possibilidades, o Service Desk GLPI pode ser implementado em qualquer departamento que preste serviços, interno ou externo. Com uma central de serviço é possível melhorar processos, aumentar a agilidade, controle e a resolução de problemas.

Vantagens de implementar um software de Service Desk

Um software de Service Desk é uma ferramenta essencial para empresas que buscam melhorar a comunicação com seus clientes e aumentar a produtividade. Segundo pesquisa realizada pela The Economist em 2018, a falta de comunicação resultou em atrasos ou falhas na conclusão de projetos para 44% das empresas. Evite esse problema usando os follow-ups do Service Desk, enviando constante atualizações aos clientes. Também é possível disponibilizar um catálogo de serviços que informa quando o atendimento será iniciado e quando será concluído.

Além destes benefícios com o GLPI você poderá:

  • Aumentar a satisfação do cliente;
  • Otimizar a gestão de processos e recursos;
  • Reduzir custos e aumentar a eficiência;
  • Melhorar a segurança da informação;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Facilitar o monitoramento e o controle das atividades.

E quanto a produtividade?

Em empresas sem um software de Service Desk, as solicitações são feitas por vários métodos não sistematizados, isso dificulta o gerenciamento e a organização das prioridades. Com o GLPI você terá recursos que gerenciam os atendimentos, definem a urgência e automatizam a execução de tarefas. Desenvolva regras para a definição de prioridades, prazos e o melhor time ou profissional para efetuar o atendimento. Isso certamente otimizará o tempo e trará ganho significativo de produtividade.

Com o Service Desk GLPI você evita a perda de informações dos atendimentos, que são valiosas para as empresas. As informações ficam salvas de forma centralizada na ferramenta, com todas as medidas de segurança necessárias e respeitando a LGPD. Conte com um histórico de atendimento que pode ser facilmente acessado para consulta.

O monitoramento faz a diferença

O monitoramento através de indicadores de performance é mais uma vantagem que o GLPI entrega. Ele permite que os gestores possam acompanhar o desempenho da equipe, identificar pontos de melhoria, carga de trabalho e implementar ações para aumentar a eficiência e a satisfação do cliente.

Mas um software de Service Desk não faz tudo sozinho. Para garantir o sucesso de sua Central de Atendimentos, é importante investir em Processos e em uma equipe qualificada. Esta deve estar alinhada com os objetivos da empresa e ser capaz de atender às demandas dos clientes com agilidade e eficiência. Além disso, é preciso definir os fluxos de trabalho de forma clara e objetiva, assim todos os colaboradores podem compreender e seguir as diretrizes estabelecidas.

Em resumo, um bom Software de Service Desk como o GLPI é a solução completa e eficaz que sua empresa busca para melhorar a eficiência, a satisfação do cliente e a produtividade da equipe.

Implante o GLPI em sua empresa!

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